O
filme começa como a rememoração de Fellini sobre as sensações que o circo e,
sobretudo, os palhaços lhe causavam na infância. Uma criança acorda com o
barulho da armação da tenda, durante o dia ela vislumbra o espetáculo, assustando-se,
no entanto, com os palhaços.
Olhar
dentro da tenda é o convite para o mundo circense, o lugar ao qual ele pretende retornar. O filme mescla entrevistas
com interpretações de atores e aos poucos é Fellini que vai se tornando o
mestre do espetáculo. O fracasso dos atos cotidianos – a essência do palhaço –
está distribuída ao longo da narrativa, com piadas e gags sutis. Destaque para
a incompetente secretária de Fellini que está ali para se fazer de Auguste.
Cada
conversa com um palhaço aposentado possibilita a documentação dos repertórios da palhaçaria. Questão perseguida no
filme: porque o circo está em declínio? Mais precisamente, porque os clowns não mais
arrancam as gargalhadas da plateia?
Logo
no começo da projeção, Fellini parece identificar a substituição do popular pelo
popularesco a partir da influência homogeneizadora da cultura de massa. A equipe do cineasta percorre uma Europa outrora
vista como centro cultural. As ruas e as casas da Itália e da França entregam
um cotidiano bem característico sem a opulência dessa Europa atual que
se diz “pós-capitalista”.
A dificuldade
do humor circense estaria em estreita conexão com os desafios da perda do
sentido de comunidade e isso dificultaria a compreensão do público quanto ao aspecto
caricato dos palhaços que trariam à tona as personagens típicas da vida
provinciana. Hipótese levantada e facilmente desmentida
pela etnografia construída. Palhaços são colocados em frente às câmeras, como
entrevistados ou como artistas, para mostrar a vitalidade dessa arte.
O
ato final é justamente o momento do enterro de Auguste (o arquétipo do palhaço brincalhão)
quando o pretenso dramalhão é perfurado por um número bem orquestrado com o próprio diretor entrando no jogo. Completa-se assim a sugestão do começo do filme, a criança interessada e assustada que foge da tenda retorna como ator-diretor.